
FONTE
Revista Época - edição 480

Acho essa doença um assunto muito importante, o protozoário Toxoplasma gondii deu sem motivo má fama aos gatos.Portanto, pra pegar toxo de um gato você precisa ingerir fezes com mais de 24h de um gato, que comeu carne crua contaminada, na semana que ele estiver liberando fezes contaminadas e você nunca pode ter tido toxo, porque se não, é imune.Ficou claro que é BEM mais fácil pegar toxo comendo carne do que com gatos?Então, a recomendação é façam o exame, se for imune tá ótimo. Se não for, então é recomendável que pare de trocar a caixinha de areia do gatiho, ou use luvas e que não coma carne mal-passada, mal-cozida ou crua, lavar bem as saladas e só beber água filtrada/fervida.
BIBLIOGRAFIAhttp://www.adoteumgatinho.com.br/
http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=308&sid=6&tpl=printerview

Animais são curiosos, por isso devemos tomar cuidado com certas plantas que podem causar intoxicação. leia a reportagem a seguir: antúrio, azaléia, bico-de-papagaio, calandium ou tinhorão, ciclâme, comigo-ninguém-pode, coroa-de-cristo, costela-de-adão, cheflera, crisântemo, dracena, espirradeira, filodendron, hera, hortênsia, kalanchoe, lírio-beladona, trombeta-de-anjo.
o que não quer dizer que você não possa ter nenhuma dessas plantas, mas sim que se tiver deverá tomar muito cuidado em relação a seus animais. Elas podem ser muito perigosas.
O texto a seguir foi retirado do site www.adoteumgatinho.com.br e mostra com esperiências próprias do Adote um Gatinho, a importância de telar apartamentos onde vivem animais.
tudo...
Ronron pouco antes de morrerLembramos que não são todos os gatinhos que precisam de companhia. Há gatos que vivem bem sozinhos, que se adaptam super bem. Comparados aos cachorros eles são sim mil vezes mais independentes. Mas não há uma regra. Cada gatinho tem um temperamento diferente, um comportamento diferente, não dá para generalizar.Só sabemos de uma coisa: dois gatinhos (pelo menos) é uma fórmula sem erro.
É claro, cada um sabe seu limite. Tem sim um aumento na parte $$$. O aumento não é tanto, mas não é possível pra muito gente. É uma parte a ser analisada. Mas se você chegou a conclusão que dá, não vai adotar por quê? Gato com companhia é mais feliz!
BIBLIOGRAFIA
ima dos 5 anos de idade, ocorrendo também aparecer em fêmeas mais jovens. A frequência da doença é maior em gatas que nunca tiveram cria, daí o equivocado dizer popular "gata que nunca cruzou tem câncer no útero". Na verdade, a piometra (e não o câncer) pode aparecer mais facilmente em gatas que nunca criaram, porém, temos visto que também animais que já tiveram sua cria podem ter piometra. Assim, acasalar uma fêmea no intuito de prevenir a infecção uterina (piometra), certamente não é um método 100% eficaz. Os sinais da doença aparecem, geralmente, 1 mês após o último cio. A gata pára de comer, parece triste, tem febre, aumenta a ingestão de água e consequentemente a produção de urina, e apresenta vômitos. Um corrimento vaginal abundante, espêsso, de odor desagradável e cor parda é um sinal bastante característico da piometra. Os locais onde a fêmea senta ficam manchados pela secreção. Muitas gatas lambem insistentemente a região genital e o proprietário poderá não perceber o corrimento. Em alguns casos que denominamos "piometra fechada" esse corrimento não aparece, o que dificulta o diagnóstico."Tratamento:
Na maioria dos casos a pan-histerectomia (retirada do útero e ovários) é o tratamento mais adequado. Porém, devido ao grave estado clínico em que essas fêmeas chegam às clínicas, geralmente ficam internadas recebendo soroterapia e antibióticos até que possam se submeter ao procedimento cirúrgico.Em alguns casos tem sido tentado o uso de antibióticos e hormônios, porém a cirurgia ainda é o tratamento mais indicado.
começando o blog com um assunto um tanto..."delicado"...como qualquer animal, só vai engordar se comer demais e não fizer atividades físicas
ao contrário dos humanos, cães e gatos só fazem sexo por instinto e não por prazer
a mesma resposta da anterior, ao contrários das humanas, elas só são mãe por instinto
pelo contrário. quanto mais cedo castrar as fêmeas, menos o risco de câncer de mama. quanto mais cedo castrar os machos, menor e é praticamente eliminado, o risco de marcação territorial (urina)
a castração é um dos procedimentos cirúrgicos mais simples. cirúrgia rápida e segura, ainda há opções ainda mais seguras como a anestesia inalatória.
em algumas clínicas pode ser bem caro, mas há lugares que castram bem em conta e até de graça!
AGORA, OS BENEFÍCIOS
NAS FÊMEAS
NOS MACHOS
A castração é uma cirúrgia super segura e com vários benefícios pra saúde do animal e também pra outros animais.
http://www.projetoahava.com.br/castracao/index.html
http://adoteumgatinho.uol.com.br/materias/castracao.htm