terça-feira, 24 de julho de 2007

TOXOPLASMOSE

Acho essa doença um assunto muito importante, o protozoário Toxoplasma gondii deu sem motivo má fama aos gatos.

Cozinhar bem carnes e lavar frutas, verduras e legumes é uma regra geral para se evitar uma série de doenças, dentre elas a toxoplasmose. Pouco conhecida e branda para a maioria das pessoas, a infecção pode tornar-se muito grave quando atinge pessoas com baixa imunidade e gestantes. "Neste caso, pode ocorrer aborto ou lesões irreversíveis nos fetos, tais como cegueira, calcificação do cérebro, problemas neurológicos, dentre outras", alerta a médica Elizabeth Neves, do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec) da Fiocruz. A toxoplasmose é uma infecção parasitária causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii. Existem três formas principais de contrai-la: ao se ingerir carne mal-passada, sobretudo de suínos, caprinos e bovinos; ao se beber água contaminada ou comer saladas mal-lavadas; e de forma congênita, quando a grávida transmite o microorganismo para o feto.O protozoário é liberado na natureza quando gatos infectados defecam na terra ou em plantas — se as fezes do felino forem ingeridas por outro animal, este estará também infectado. Um exemplo comum de exposição é o de crianças que brincam em tanques de areias.Único animal que libera o parasito em suas fezes, o gato é visto por muitos como grande vilão. Porém, Elizabeth defende o animal: "não é o contato direto com gatos que estabelece a infecção, mas com o solo contaminado por eles". A médica tranqüiliza quem tem gatos domésticos afirmando que dificilmente são hospedeiros do Toxoplasma por se alimentarem, em geral, de ração industrializada.


tem uma história muito comum, mas que não devia ocorrer:


Um casal é feliz com seus dois gatinhos. Ai ela engravida e a primeira recomendação do seu médico obstetra é: “livre-se do seu gato, ele pode transmitir toxoplasmose, doença que vai matar o seu bebê”. Infelizmente, trata-se de um profissional desinformada das novidades da pesquisa acadêmica que, como contamos na reportagem anterior, há muito deixou de considerar o gato o principal vetor de transmissão da doença. Hoje já se sabe que as futuras mamães podem conviver tranquilamente com seus animaizinhos de estimação sem correr risco algum de contrair a doença, tomando certos cuidados e adquirindo alguns hábitos de higiene bastante simples.Normalmente os médicos ginecologistas e obstetras solicitam um teste sorológico de toxoplasmose para as futuras mamães. Se possível, o teste sorológico deve ser feito antes da gestação. A sorologia pode ser feita também nos gatinhos.
Se a pessoa que fez a sorologia, ter como resultado que já teve a doença, ela é imune. Para os gatinhos idem. Então, não a risco nenhum, nem pra mãe, nem pro bebê. Se a mãe/gato nunca tiveram a doença, aí sim eles podem se contaminar. Porém, só existe uma forma de alguém pegar toxo de um gato:



  • o gato tem que estar contaminado, pra isso ocorrer ele tem que ter comido carne crua ou mal-cozida cotaminada;

  • o gato elimina o protozoário nas fezes apenas uma semana, após disso, ele fica imune;

  • as fezes tem que estar no mínimo 24h no ambiente pra que haja contaminação;

  • a pessoa tem que ingerir fezes do gato.

Portanto, pra pegar toxo de um gato você precisa ingerir fezes com mais de 24h de um gato, que comeu carne crua contaminada, na semana que ele estiver liberando fezes contaminadas e você nunca pode ter tido toxo, porque se não, é imune.Ficou claro que é BEM mais fácil pegar toxo comendo carne do que com gatos?Então, a recomendação é façam o exame, se for imune tá ótimo. Se não for, então é recomendável que pare de trocar a caixinha de areia do gatiho, ou use luvas e que não coma carne mal-passada, mal-cozida ou crua, lavar bem as saladas e só beber água filtrada/fervida.

BIBLIOGRAFIA


http://www.adoteumgatinho.com.br/



http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=308&sid=6&tpl=printerview

Um comentário:

Unknown disse...

olá querido(a)
gostei muito da matéria! E como usei sua matéria em meu trabalho gostaria que você colocasse seu nome, para eu colocar em minha bibliografia.
até mais