quarta-feira, 18 de julho de 2007

GATOS PREVINEM ASMA

GATOS PODEM PREVENIR ASMA EM ALGUMAS CRIANÇAS
Pesquisas recentes revelam que crianças que convivem com gatos tem menos chances de serem asmáticas segundo uma pesquisa publicada no jornal médico
The Lancet. Os pesquisadores descobriram que altos níveis de poeira do pelo de gato na casa diminui o risco de asma para algumas crianças, aparentemente alterando a resposta imune a gatos. Os gatos são muito diferentes dos alérgenos caseiros como os ácaros do pó. Estas criaturas microscópicas induzem o ato de espirrar e se escondem nos travesseiros, camas e carpetes. Quanto mais ácaros a casa tiver, mais chances você terá de se tornar alérgico e desenvolver asma, num grau tão intenso que cause constrição das vias aéreas, tornando a respiração difícil.Os gatos são diferentes porque quanto mais alérgenos de gato na casa mais protegidas estarão algumas crianças, afirmam os estudos. Os pesquisadores estudaram 226 crianças, entre 12 e 14 anos, medindo seus níveis de anticorpos para poeira de pêlo de gato e poeira de ácaro, assim como a quantidade de alérgenos de gato presentes na casa. Pequenas ou baixas quantidades de poeira de pelo de gato pareceram desencadear alergia, mas altas quantidades reduziram a possibilidade de desenvolver asma e alergia a gatos. Esse resultado altera o tipo de conselho que os médicos dão aos seus pacientes, quando recomendam aos pais que não tenham gatos ou se desfaçam deles se estão preocupados com a possibilidade de seus filhos desenvolverem uma condição asmática. Entretanto, isso não é válido para todas as crianças, a exposição a altas quantidades de alérgenos de gatos para algumas, pode ser um fator de risco.
Muitos especialistas ainda não acreditam nesses estudos, ainda é muito cedo para se generalizar e temos que ser cautelosos. Então, como devem agir os proprietários de gatos? A
ALA oferece um livrinho explicativo gratuito sobre como reduzir a exposição à poeira de pelo de gato e outros alérgenos. Dentre as dicas: banhar o seu gato semanalmente e impedir que ele entre no quarto de dormir.
O telefone da ALA nos USA é: (800) 388-3458 e peça o Home Enviroment: A Guide for Creating a Healthier Home.
FONTE DE PESQUISA:
Cat Fancy Magazine - Julho de 2001Tradução de texto: Regina Lucia F. de Moraes.

BIBLIOGRAFIA
http://www.clubedogato.org.br/news_09.htm

minha esperiência nesse assunto? pra alguém que tem gatos desde os 2 meses de idade e que tem dois irmãos que convivem com eles desde a gravidez (mais especificamente ela, Alice) não preciso nem dizer que concordo plenamente que é muito bom crescer com gatos e que crianças que crescem com bichinhos (desde que os pais saibam ensinar a respeitar os limites do bichinho) são mais felizes.

Nenhum comentário: